setembro 03, 2011

Aeroporto de Jaguaruna, verdades ou mentiras?

Para que possamos entender melhor, siga por favor os fatos: 

diz o site www.jaguaruna.com : "O projeto aeroporto regional Sul está na terceira etapa de implantação. O terceiro passo compreende a construção do acesso ao terminal, que inicia na BR-101, na região próxima ao município de Sangão.  Construido em uma área de 311 hectares, o aeroporto mantém a maior pista do Sul do País.
A conclusão da primeira etapa aconteceu com a inauguração da pista de pousos e decolagens e o pátio de estacionamento de aeronaves. O evento ocorreu em janeiro de 2006. A pista foi construida com 2500 metros de comprimento por 30 metros de largura, e tem capacidade de operações para aeronaves de grande porte, como o AIRBUS 320 e o BOING 767.
A segunda etapa foi a construção do terminal de passageiros, que foi iniciado em fevereiro de 2009 e inaugurado em dezembro de 2010.
Após o término do projeto, o terminal atenderá cerca de 900 mil habitantes da região Sul do Estado, principalmente das microrregiões dos municípios de Tubarão, Araranguá e Criciúma"

Note a informação dada com relação a aeronaves AIRBUS 320 e o BOING 767.
Olhe a foto da maquete abaixo onde mostra as aeronaves

Agora, passados mais de 4 anos, descobriu-se que para receber aviões como Airbus 320 e Boeing 767, é necessária a ampliação da largura da pista para 45 metros.

A pergunta que me deixa sem resposta:  Porque quando projetaram a pista do aeroporto já não a fizeram com 45 metros, principalmente porque já sabiam e divulgaram esta informação que o aeroporto poderia receber estes aviões de maior porte?
Os recursos contemplavam a largura correta? ou foi uma informação divulgada de forma errada para tentar enganar, ludibriar e usar a opinião pública a favor de um ou outro governo? ou será que gastaram o dinheiro em outros projetos e esqueceram da pista?

Em todos os sites que encontrei na internet, sempre a mesma informação a respeito das aeronovaves suportadas pela pista de 30 metros. 

Alguém está enganando alguém nesta história,  30 metros ou 45 metros?  no final já sei a resposta: Será o povo que vai pagar novamente a conta, o sul do estado sempre sofrendo com o descaso da classe política deste estado, uma vergonha. 

Este país definitivamente não é sério.

Fontes: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Jaguaruna
www.jaguaruna.com
http://www.novacamboriu.com/atracoes_aeroporto.htm
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/terminal-de-jaguaruna-sc-abre-no-proximo-mes_63121.html
http://www.agenciat1.com.br/973-sc-primeira-fase-da-obra-de-novo-aeroporto-e-concluida/
http://www.aviacaonoticias.com/2010/06/avancam-obras-no-aeroporto-de-jaguaruna.html
http://www.notisul.com.br/n/geral/avioes_terao_capacidade_brpara_180_passageiros-31008
http://www.sulnoticias.com/geral.php/page/geral/ed/3/cdn/31448

Um comentário:

  1. Não damos uma dentro.
    Só não podemos deixar de botar a boca no trombone.
    Um dia chegaremos lá.

    ResponderExcluir

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.