outubro 04, 2011

Laguna Bairro Magalhães Trevo do Tiele - Solução simples para um problema antigo

Muitas vezes quando na Laguna estou,  acabo sofrendo para atravessar tanto a pé como de carro aquele cruzamento ali no magalhães, o do supermercado Tieli e da farmácia Flávia não tem? Várias pessoas já comentaram de algumas batidas de carro por conta da falta de sinalização, até alguns acidentes envolvendo pedestres, dizem eles que o ideal seria a instalação de um semáfaro. Tempos atrás li no facebook uma conversa entre o nosso alcaide e uma munícipie onde o mesmo discordava de tal instrumento de controle. Vejamos:

Celio Antonio "O volume trafego ainda não justificam um samafaro. mais vou determinar novos estudos. Os acidentes não Sao culpa dos governantes." E completou pouco depois:   
Celio Antonio "Acho interessante morar numa cidade sem semafaros. Impõe ao cidadão um comportamento de civilidade no trânsito. Mais vamos estudar."

Tomo a liberdade de oferecer uma idéia mais simples e de fácil instalação e torço para que não seja considerada nenhuma afronta as normas de trânsito da terrinha.

Porque não colocar ali os famosos tachões (tarturugas) como na foto ao lado,  porem com duas fileiras nos dois sentidos  (centro-mar grosso e vice versa), a 50 metros de uma faixa de pedestre e do tal cruzamento. Com certeza os veículos que saem tanto da rua dos molhes como da rua que vem da Fundação Bradesco teriam maior tempo para fazer a convergência. Fora ainda a possibilidade dos pedestres terem mais segurança para a travessia das duas pistas.
Procurei na internet e verifiquei o preço dos tais acessórios, encontrei na empresa SINASC aqui de Palhoça, o preço unitário de R$ 23,00. Considerando uma avenida de 15 metros e a instalação duas fileiras deste produto temos um custo mais ou menos de R$ 2.760,00 e não podemos esquecer da tinta para as faixas de pedestres. 

Creio sem mal juizo que uma rifa de um ar condicionado (destes chinklink da vida) já poderia proporcionar este benefício para a população. Eu me disponho a ajudar na feitura desta "obra" e voce? 

Será que este "alto custo" inviabiliza a execução pela Prefa? ou seria o receio de mais um embargo do IPHAN? 

Pense nisso, algumas soluções parte necessariamente das pessoas que vivem no local, contar com o poder público para tudo é ser muito acomodado.
Não deixe que pessoas com más intenções usem de sua boa fé, principalmente nas campanhas eleitorais. 

Você já deve saber que tem muitos amigos da cidade esperando chegar 2012 para começar a propagandear suas listas de promessas. Gente boa no inferno tá cheio, e na Laguna também.

2 comentários:

  1. E a rótula do Tordesilhas/Ceal no Centro? Será que ali não se justificaria uma sinaleira, ou algo diferente? Acho um pouco inseguro quando acesso aquele trecho no sentido Ceal/Rodoviaria, devido à velocidade dos veiculos no sentido Centro/Rotatória/Rodoviária.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade a cidade já padece a muito deste tipo de sinalização, porém o Alcaide insiste em viver em outra dimensão onde muitos dizem a forma de se locomover é telepática.

    ResponderExcluir

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.