dezembro 11, 2011

Laguna de luto, a partir de hoje a cultura da cidade fica mais pobre.

A partir de hoje a terra de Anita fica mais pobre, os lagunenses e lagunistas de bem ficam orfãos de um acervo cultural maravilhoso. 
O site lagunista.com antigo Coracional dos beneméritos Paulo e Jacqueline Aisenmann saiu do ar por tempo indeterminado. O próprio idealizador me comunicou o fato nesta manhã, ficamos tristes mas entendemos sua posição. Algumas pessoas na centenária cidade perderam o senso de respeito e propriedade alheia, o site sempre foi uma biblioteca virtual fantástica, relatos, fatos, fotos e tudo mais relacionado a uma Laguna que não mais voltará, mas que nos enchia de inspirações para seguir em frente. 
Muitos amigos mandavam seus arquivos pessoais para o Paulo publicar, não é justo agora que alguns poucos ingratos utilizem as imagens e não creditem o site, verdadeiros sanguessugas e imorais, gente que não merece nosso respeito. 
Sem nunca ter pedido ou recebido apoio financeiro de qualquer que seja, o casal  sempre tratava o web site com o carinho que os pais tem com seus filhos, mesmo nas horas mais atribuladas, estavam lá colocando informações, catalogando situações, uma verdadeira paixão. Mesmo morando na distante Suíça mantinham viva a lembrança e amor pela nossa terra, sentimentos nobres e verdadeiros, diferente de muitos que nela vivem. Ficamos tristes por mais uma perda, irreparável à cultura lagunense e agradecemos ao casal pela dedicação e carinho com a terra amada.

Leia abaixo o desabafo do Paulo, postado em sua página na rede social Facebook:


Olá, meus amigos

Meu nome Paulo sou lagunense amo a minha terra de carteirinha, por este e muitos outros motivos como, por exemplo, morar há mais de 20 anos fora de Laguna que eu e Jacqueline minha esposa, criamos um site web, que falasse de Laguna que contasse sua história seus feitos de glória, como diz a música. E assim matasse a saudade da terra, que quando bate não é pouca.
Na primeira faze o site se chamou CORACIONAL, hoje este domínio é totalmente privado, dedicado somente ao trabalho de Jacqueline e cultura em geral. Na segunda faze do site, hoje, ele se chama LAGUNISTA que continua na mesma linha, dedicado a Laguna a 100%, sendo que somente o nome mudou. Bem construímos um site que virou um gigante, as pessoas começaram a nos enviar fotos e textos dos mais variados assuntos e nós, na net pesquisando em todo canto inclusive em vários outros idiomas, onde encontramos muita coisa sobre Laguna, documentos raros e livros de edições limitadas. Depois Jacqueline não teve mais tempo para continuar o site tendo ela outros afazeres que lhe tomam seu tempo livre. Então resolvi continuar um trabalho que começamos juntos e assim é o que temos hoje. Um site bem completo com fatos e fotos da Cidade dos acontecimentos que marcaram épocas, de famílias cujos entes queridos também deixaram Laguna a muito, perdendo o contato com os que lá ficaram e muito mais.

O lagunista se tornou referência para muitos, inclusive no campo de pesquisas escolares onde este é robusto em contar histórias. Tudo isso é feito GRATUÍTAMENTE nas minhas horas livres, que não são muitas. Este site é financiado com fundos particulares dos proprietários do domínio lagunista.com e não recebe subsídio de espécie alguma. Não é patrocinado por empresas privadas e não recebe patronagem pública de nenhuma espécie.

Há alguns dias as pessoas estão publicando no FACEBOOK fotos tiradas do lagunista, estas fotos não me pertencem e sim a aquelas pessoas que gentilmente nos enviaram com a devida autorização para publicação. Gostaria de esclarecer que todo o conteúdo do site, tem as fontes (os créditos) devidamente citadas. Eu gostaria de frisar que é extremante necessário citar a fonte das publicações em defesa dos direitos dos autores, ou que respeite as pessoas que nos enviam gentilmente este pedacinho do nosso passado, que está se perdendo no fundo de uma gaveta, dentro de uma caixa de sapatos e outros. Poucas cidades têm um referencial como este, para isso é necessário a colaboração de todos. NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO POSSAM FAZER CÓPIA DAS MAIS DE 1000 FOTOS E TEXTOS QUE LA SE ENCONTRAM, GOSTARIA SIMPLESMENTE QUE A FONTE, A ORIGEM DOS DOCUMENTOS FOSSEM MENCIONADAS. Honrando assim todos aqueles que nos enviaram este riquíssimo material histórico gratuitamente.

Muito obrigado

Cordialmente,
Paulo Aisenman

4 comentários:

  1. As pessoas muitas vezes não tem a menor noção das coisas, de como elas funcionam, de como elas acontecem. Acham que simplesmente estão onde estão por obrigação.
    Uma grande maioria não valoriza nada e nem ninguém, principalmente se vem da mesma terra.
    Ingenuidade, igonorância, indiferença ou inveja? Qualquer desdes "is" pode se aplicar.
    Continue firme com teu blog Renato, és uma voz para muitos! Abbraços, Jacque

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras Jacque, este espaço estará sempre aberto para aqueles que mesmo a distância não perderam o amor pela terra natal. Volte sempre, a casa é sua.

    ResponderExcluir
  3. João Carlos Horn Araujo11 de dez. de 2011 21:18:00

    Triste com fim de uma ferramenta tão importante da "cultura lagunese" que naturalmente serviu de base para muitas pesquisas e esclarecimentos com seu farto conteúdo. Parabéns pelo brilhante trabalho... ficam os órfãos.

    ResponderExcluir
  4. TRISTE COM TAL SITUAÇÃO ,PARABENIZO OS AMIGOS PAULO E JACQUELINE PELA ATITUDE CORAJOSA. POIS A IDEIA DESTES ILUSTRES SEMPRE FOI DE DAR IMPULSO A CULTURA " A TODOS LAGUNENSE OU LAGUNISTAS " SEMPRE BUSCANDO UMA ARTE DE EXCELÊNCIA. ISTO FOI FRUTO DE UMA LONGA CAMINHADA EM QUE O APRENDIZADO FOI O FATOR DE VITALIDADE,TRANSFORMANDO EM HABILIDADE, PROMOVENDO UMA FONTE DE PESQUISA IMPAR. TAL TRABALHO É RECONHECIDO POR TODOS AQUELES QUE ALI SE CONSULTARAM, SENDO MATÉRIA DE ESTUDOS, PESQUISAS, E TRABALHOS ESCOLARES ETC. MUITO ÚTIL E QUE COLABOROU PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE TODOS AQUELES QUE PESQUISARAM. AGORA SÓ NOS RESTA LAMENTAR. ENFIM MAIS UMA OBRA NA LAGUNA QUE SE EXTINGUI. FICAMOS A DERIVA.............................

    ResponderExcluir

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.