abril 16, 2012

A cidade do "já teve"

Foto:LuizGonzaga/RN
Estava eu descansando aqui debruçado ao PC e lembrei dos tempos em que a Laguna fervia de agitação, sempre havia novidade, sempre tinha o que fazer, coisas dos anos 80 ainda. 

Recordo-me que em muitas sextas feiras saía da Escola Técnica Federal aqui em Floripa e corria para chegar a BR101, ainda de uniforme e mochila ousava na beira do afalto pedir carona e ir curtir a terra de Anita, que saudades daquela época, bons tempos.
Hoje lendo o desenrolar da política local, os novos e os velhos nomes se preparando para mais uma corrida eleitoral, lembrei-me de relacionar as proezas da cidade e refrescar a mente de quem pensa em se oferecer como salvador da pátria. 
Fui pedir ajuda aos amigos do Facebook, mais que rapidamente deram um show de ajuda, segue a lista feita pela turma, espero que uma lista final sem muitos acréscimos (por favor não façam eu ficar mais triste). 

Fica a dica para os futuros inquilinos do paço municipal e representantes do povo, preparem seus discursos!
Laguna chegou a ser referência cultural, mas aí veio muitos letrados e ...... bom este é outro papo para outro dia, segue a lista então:

1- Festa do Camarão;
2- Festival de Rock com bandas nacionais;
3 -Shopping Center;
4- cinemas (dois);
5- 40 botos (hoje restam apenas 14, por Dirlene Bergmann);
6- Aeroporto;
7- Chafariz;
8- Calcadão na praia;
9- Time de futebol profissional;
10-Boliche;
11-Festa da tainha;
12-ponto de encontro de muita gente no centro historico e cultural;
13-A Miscelania (tradicional com seu sorvete de butiá);
14-Ferrovia;
15-Porto com diversas atividades (restou apenas uma "fazer gelo")
16-Moto Cross no verão;
17-Espetáculo cultural da historia da cidade no inverno;
18-A Bandinha maluca
19-O carnaval de rua com a tradicional Boi de mamão e a Bernunça em volta da praça da igreja;
20-Políticos ilustres que deixaram nossa terra, Colombo Machado Salles;
21-Atletas de vários esportes;
22....(fique a vontade para postar seu comentário)

E por último quase ontem saindo do forno, fresquinho, um sonho de uma ponte estaiada.

Saudade de muitas coisas boas, o Marcio Rodrigues coloca sua contribuição via facebook:
Marcio Rodrigues Bola Preta, Bola Branca, Jornal O ALBOR, hidroaviões, navios ancorados no cais, Estradavde Ferro, Máquina 7, Comércio referEncia do Sul do estado, Salões de Snooker, Sorveteria Polar, Café Tupy, Lojas Hoepcke, Varig, Transportes aéreos Cruzeiro do Sul, Transportes Aéreos Catarinense, Cine Central, Auditório da Rádio Difusora, Bailes de \gala, Debutantes, Orquestras Internacionais, Cine Mussi, Cine Roma, Espetáculos de Paulo Autran, Procópio Ferreira, Roberto Carlos só para um baile, Estaleiros produzindo navios, Fábricas de Cerveja, refrigerantes Grünner, Sorveteria a Miscelânea, Zé Pereira, Blocos de Rua, Carnaval de dezembro a março, mascarados, \churrascaria Porto Alegre, Hotel Paraiso, Restaurante Nice, Restaurante Xangô, restaurante Paraíso, Restaurante Pigalle, Restaurante Anita, Fábrica de camisas NAncy, Ternos sob medida, Alfaiataria Aladin, Revendedora de carros importados, Comércio atacadista, Armazem de produtos importados Kotzias, Armadores e navios, Navios de Laguna: Aliceana, Adelaide, Laguna, Santo Antônio, Iates, Patachos, Escunas, usina de |Luz e Força, Igreja do Morro do Rosário, Sessão das moças no cinema às terças feiras, Todos os jovens reunidos no jardim aos domingos, sempre vestidos no maior capricho, Loja a Esmeralda de perfumes importados, Livraria do Juca, Grêmios estudantis. desfiles de moda, Futebol de Salão (invencível), campenato organizado, dois estádios de futebol, Barriga Verde, Flamengo, Album de figurinhas de futebol, Deputados estaduais ( 2 deputados na mesma legislatura) Governadores de Estado, Conselheiros do Império (Souza França), Barões do Império, Capital de República, cansei...

2 comentários:

  1. Ah,Laguna já teve mascarados no Carnaval, hehehe. Tempo em que se podia andar mascarado, hj em dia é coisa de bandido.

    Ass.: ANA BARZAN

    ResponderExcluir
  2. Semáforo
    Trem
    Ferrovia
    Torradinha e cartucho
    Miscelânea
    Rock laguna
    Time de Futebol
    Congresso
    Blondin
    Fabrica de Arroz Zilmar
    Jornal o cruzeiro do sul
    Jornal o albor
    Jornal o renovador
    Banca de Revista na frente do Mussi
    Cine Cental
    Café Tupy
    Blocos: Bola Preta e Bola Branca
    Restaurante Xangô
    Conjunto Ravena
    Rodoviária do centro (demolida)
    Café Salete
    Livraria do Juca
    Churrascaria Pigalli
    Churrascaria peralta
    Churrascaria Uirapuru
    Restaurante Nice
    Bar Monte Carlo

    ResponderExcluir

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.