setembro 23, 2012

Fruto símbolo? o Butiá é castigado ano após ano.

Alguns dias atrás um conhecido me questionou, dizia ele: 
"Você fala sempre que os políticos deviam mostrar projetos práticos de baixo custo e de rápido aplicação, mas diga pelo menos um". Pensei e lembrei de um fato pitoresco que há décadas está presente por quem passa pela BR 101 próximo ao trevo de entrada da cidade de Laguna.

As fotos abaixo falam já falam por sí,  não vi nos últimos anos alguém que levantasse a bandeira para fazer algo por aquele povo que fica alí largado a própria sorte nas margens de domínio FEDERAL da BR 101, em dias de sol e chuva eles estão alí. Pensei que nos 8 anos do governo do PT iriam construir um grande galpão (de eucalipto mesmo) algo rústico para abrigar e fomentar aquele comércio, desde o fruto in natura ou derivados deles até tarrafas para pesca artesanal entre outros itens, acreditei sim, em função do próprio alinhamento com Brasília que diziam que se eleitos teriam, ledo engano.
O governo federal tampouco cedeu uma área ali, mesmo que provisória, (depois poderiam doar uma definitiva com a conclusão da duplicação), nem a prefeitura se coçou em fazer placas indicativas de promoção do produto que é o fruto símbolo do munícipio. E os vereadores? ahhh os vereadores poderiam sim cobrar a eficiência do alcaide em promover o bem estar do povo daquele região, mas também se calaram, deviam ter outras prioridades não tenho dúvida.

Mas coragem é que não falta para alguns, tiveram a cara de pau de colocar placas de propaganda eleitoral por aquelas bandas, eu se morador da região preparava era um bom relho para a visita, ahh deixaria muitos sem precisar ir no salão para alisar o cabelo por tempos. 

Foi até criada lei em 2005 para dizer que o Butiá é o fruto símbolo do município, sinceramente o descaso beira o irracional e logo do tal partidão que tem uma experiência de décadas em falar da vida e dos "malfeitos" dos outros. Eu deixei de acreditar em palavras, acredito em ações e por estas e outras que quando vejo a tal estrela faço o sinal da cruz, livrai me de todo o mal meu Deus.


30 de novembro de 2005
LEI Nº 1.121 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2005


INSTITUI A ÁRVORE BUTIÁ, COMO ÁRVORE REPRESENTATIVA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE LAGUNA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


   Art. 1.º Fica instituída como árvore representativa do meio ambiente do Município de Laguna, a butiá capitata var. adorata, da família palmae, popularmente conhecida como butiá-da-praia, butiá-miudo e butiá-pequeno, impondo-se ao Poder Público e à coletividade, o dever de defendê-la e preservá-la.

Confira as fotos e tire suas conclusões:

 


Valorizar o fruto símbolo?
Incentivar o comércio local?

Criar um espaço próprio para comercialização de produtos, artesanato local?

sem legendas, fiquei de saco cheio.



Acesse o link a Lei está na íntegra.


Um comentário:

  1. Sobre o tradicional fruto (butia),esperava mais consideração daqueles que tem condiçoes de ajudar esse povo que sobrevive com a venda deste fruto.
    Um exemplo e visto no trevo da praia do sol,bem as margens da br 101 , uma enorme area foi desmatada e quantos butiazeiros foram arrancados sem nenhuma preocupaçao, voce passa na br e avista uma grande area limpa.
    assim as frutas naturais vão sumindo e no futuro no lugar do butiazeiro vamos ver somente pes de eucalipito.

    ResponderExcluir

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.