setembro 04, 2012

Uma grande noticia para Laguna

Do blog Critica Laguna, dou Ctrl C e Ctrl V para esta noticia, vale a pena conferir.

"Nasceu a Litoral Sul Big Band, o curso de música popular e prática de Big Band realizado na cidade de Laguna, no dia 29 de abril de 2012, sob a direção do músico e arranjador Jean Carlos da Silva Rodrigues, juntamente com os professores Marco Aurélio Martins e Paulo Vinícius Rampinelli de a largada inicial e devido ao grande resultado sonoro dessa prática de conjunto, identificou-se a necessidade de fomentar tal iniciativa na região Sul do estado. 


O sucesso do primeiro encontro trouxe motivação e entusiasmo aos músicos-integrantes, fazendo com que ainda ocorram semanalmente ensaios gerais e de naipe, sob a direção de Jean Carlos, que os estimula com arranjos inéditos e uma proposta musical inovadora.

FORMAÇÃO MUSICAL DE BIG BAND

A formação instrumental de Big Band teve início nos anos 1920, tornando-se popular na Era do Swing, entre os anos 1930 e 1940. O que se diferencia na formação destes períodos é a complexidade dos arranjos, diferente das propostas musicais que valorizavam a música improvisada ou criada espontaneamente. Entre as Big Band tradicionais, destacam-se os grupos formados por Quincy Jones, Duke Ellington, Count Basie, Benny Godman. Paralelo ao desenvolvimento desses grupos, no Brasil, surgia a Orquestra Tabajara e a Rio Jazz, iniciando o desenvolvimento e a divulgação dessa formação instrumental no país. A partir dessa iniciativa, surgem grupos brasileiros reconhecidos mundialmente como Banda Mantiqueira, Banda Savana, Spok Frevo Orquestra, entre outros.


O Objetivo Principal da Litoral Sul Big Band é realizar o concerto de lançamento da Litoral Sul Big Band, apoiar a rede feminina de combate ao câncer da região de Laguna e, por meio da riqueza timbrística de uma formação musical diferenciada, divulgar a música de compositores, intérpretes e solistas catarinenses.

Nesse sentido, visa fomentar a formação e o desenvolvimento de novos grupos musicais, valorizando a cultura musical local. Dessa forma, é também objetivo deste projeto criar oportunidades aos músicos e intérpretes da música popular para apresentarem seus trabalhos de forma profissional, motivando seu contínuo aperfeiçoamento e incentivando o mercado da música popular orquestrada. 

O Concerto de Lançamento deste Magnífico Projeto da Litoral Sul Big Band já tem data e Local marcado e acontecerá no dia 26 de outubro de 2012, às 20 h, na Sociedade Recreativa Atlântico e terá como tema “Os Solistas do Sul de Santa Catarina”. O show produzido, que será inédito e destinado a diferentes públicos, objetivará o apoio e incentivo a grandes músicos e intérpretes da região meridional do estado. Todo o concerto será gravado e registrado em áudio e vídeo, programe-se e prestigie, Laguna agradece.


Fonte: http://www.criticalaguna.blogspot.com.br/2012/09/laguna-magnifico-projeto-artistico-sera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.