maio 01, 2013

Laguna e suas histórias esquecidas

Mais um descaso dado com as obras públicas em Laguna, a cidade que tempos atrás era orgulho de toda uma gente, onde por várias oportunidades artistas de renome internacional nos prestigiaram, agora pena e espera por uma intervenção do divino.

Como é difícil ver uma Laguna melhor, uma Laguna que anseia por algo novo, algo milagroso. O texto revelado pelo amigo Romulo Camilo mostra uma parte disto tudo, a obra da artista plástica Carmela Gross onde expõe obras permanentes em locais públicos situadas nas cidades de Laguna, (Santa Catarina); Paris, (França); Porto Alegre (Rio Grande do Sul); Curitiba (Paraná).


"Através das pedras, o encontro das águas por Carmela Gross formada pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), de S. Paulo, em 1969, Carmela Gross já começou sua trajetória artística inserida na arte contemporânea, envolvida com questões conceituais, aberta às possibilidades da nova mídia e revelando seu talento desde a vida acadêmica.

A obra Carmela denominou-o “Fronteira Fonte Foz”. O título da obra parece revelador para o entendimento dos desenhos sugeridos pela sucessão de vagas irregulares. Trata-se aparentemente de uma representação ditada pela maré no espaço em que os rios da principal bacia fluvial de Laguna, a bacia do Rio Tubarão, encontram o Oceano Atlântico.

Neste sentido, o mosaico de piso é ainda mais significativo pelo conteúdo, já que estabelece um paralelo com os pisos da orla de Copacabana que também sugerem um movimento das águas, dando continuidade às ondas que chegam à praia carioca.

Laguna, onde foi realizado o projeto de mosaico-calçada é uma cidade de presença histórica na vida do país. Foi ali que nasceu e morreu a tentativa de formação da república catarinense, também conhecida como república juliana, mediante ação do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, que lutou igualmente pela criação 

da república farroupilha na província do Rio Grande do Sul, outra vez sem sucesso. Nas lutas ocorridas em Laguna ganhou densidade a figura da brasileira Anita, que combateu com destemor ao lado de Garibaldi.

Na apreciação do projeto criado para o mosaico, o que se destaca é a alta qualidade que o nome da artista conferiu à linguagem das pedras portuguesas, dando seqüência a um caminho explorado até há pouco por Roberto Burle Marx, especialmente no Rio de Janeiro"


Do luxo ao lixo, herança dos malditos gestores públicos que por décadas assombram e oprimem a cultura na terra de Anita. A falta de conservação da praça e por consequência da obra nos dias de hoje após as muitas intervenções desastrosas do poder público e de empresas


privadas que exploram a área para suas conveniências define bem o descaso e a confirmação que tratar o turismo na cidade nunca foi o forte das "otoridades".

Esperamos que o projeto do Vereador Andrey Pestana intitulado "Programa ADOTE UMA PRAÇA" tenha do atual executivo a sanção e consigamos o apoio de uma empresa para dar respeito ao artista e a sua obra.



Conheça mais da artista no website www.carmelagross.com.br

fonte: mosaicosdobrasil.tripod.com
Fotos: Romulo Camilo

Um comentário:

  1. Precisamos de um Planejamento Estratégico Municipal. Sem um Planejamento Estratégico ficamos a mercê da ideia do prefeito. Cada prefeito vai fazer aquilo que ele quiser.

    Um Planejamento Estratégico Municipal vai nortear aonde queremos chegar e o que precisamos fazer para chegar.

    Existem 4 etapas que devemos seguir para atingir esse objetivo: 1) Planejamento; 2) Organização; 3) direção e 4) controle.

    Temos a beleza natural, a história, o interior e a cidade.

    E diga-se, só falta planejamento e uma administração municipal que siga esse planejamento.

    Independente do prefeito que elegemos temos um foco.

    Ainda não temos!!!

    ResponderExcluir

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.