agosto 24, 2013

uma boa noticia

Release da Prefeitura de Laguna chega com a notícia muito boa, Laguna quer transformar o boto em patrimônio cultural imaterial da cidade, enfim começam a ver o futuro com olhos de respeito ao passado, assim espero.

A ideia foi iniciada durante a Semana Cultural. O intuito é reconhecer por lei a cultura da pesca artesanal com auxílio dos botos. O cetáceo já é patrimônio do município, entretanto, a cultura que o envolve não.  O abaixo assinado vai estar em vigor até final do ano.  Após coletar as assinaturas, o documento será enviado para a prefeitura, em seguida,  à  Câmara de Vereadores.  Aproximadamente, já foram coletadas mil assinaturas.

Para o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Leonardo Pascal, o projeto serve não só para preservar, mas também estimular o conhecimento. “É uma forma de fortalecer nossa cultural municipal e impulsionar as entidades a tomarem providências de proteção não só ao nosso boto, mas também a cultural que o envolve”, afirma.  O presidente lembra que integra a cultura do boto, a gastronomia, linguagem coloquial, paisagem, barco, tarrafas, redes de pesca integram a manifestação popular lagunense que é a pesca com auxílio dos botos. 

De acordo com a lei 521/97, o boto é considerado patrimônio natural da cidade, o que promove o poder de proteger o animal, proibindo atividades que possam causar danos à espécie. Além disso, a lei também vem com o intuito de conscientizar a população para preservação.

Ao transformar o boto em patrimônio cultural imaterial, não só o boto será preservado, mas sim, toda a manifestação cultural. Esse trabalho seria feito através de ações educativas e incentivos para sua continuidade e transmissões dos conhecimentos para as futuras gerações.

Fonte PML 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.