dezembro 20, 2013

Um brinde aos amigos de Laguna

Hoje é um dia para brindar com todos os anônimos que por de trás de uma câmera fotográfica mostram nossa cidade em milhares de ângulos, cenários e cotidianos, gente que no final de semana ou até no final de expediente capturam seus momentos e inundam as redes sociais com seus cliques e suas obras de arte, um mar de imagens e cores que nos deixam orgulhosos do nosso chão.

Foto feita por um celular Galaxy S3
Ouço ruídos sobre a façanha que estes “amadores” tem demonstrado com suas obras e já começam a serem admirados por toda uma gente, questionamentos chegam a todo instante “qualquer um é fotógrafo”  “hoje basta comprar um poderosa máquina e apertar um botão dizem os mais profissionais”, não discordo, equipamentos fazem quase tudo e de forma automática, mas qual profissional nunca foi um amador? quem nunca fotografou um detalhe no seu quintal ou um pôr do sol através de sua janela? Qual foi aquele que nunca apurou seu talento através de técnicas nada convencionais usando luzes naturais, sombras e penumbras? Qual nunca foi um descobridor de novos jeitos e trejeitos? Ser profissional é ser um eterno amador em busca de um novo e diferente ângulo para tornar seu clique uma grande obra de arte, quem se diz “profissional sabe tudo” nada mais é quem um simples aprendiz com um ego maior que seu talento.

A fotografia é a captura de um instante, do momento de seu autor e nos dá a versão dele sobre um determinado assunto, é o momento retratado através de um olhar crítico e pontual. A fotografia além de técnica também precisa de sensibilidade para dar sua assinatura, independente de tão poderoso seja o equipamento, a foto sem sensibilidade perde a essência e seu brilho, perde identidade.

Para você que retrata nossa Laguna, nosso povo, nossa cultura e nosso cotidiano desejamos vida longa, para você eterno aprendiz dito amador nosso muito obrigado, descubram Laguna a cada instante, registrem seu amor em simples fotografias, desafiem os profissionais e suas apuradas técnicas, não se deixe intimidar com críticas e façam suas máquinas registradora de momentos um instrumento para alegrar os apaixonados por nossa terra e nossa gente. Daqui brindamos os esforços e seus feitos todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.