julho 01, 2014

O que é LISURA

Lisura é o substantivo feminino que indica a qualidade do que é liso, que é macio ou não apresenta discrepâncias.

Em sentido figurado, lisura pode ser sinônimo delhaneza, sinceridade ou franqueza. Também descreve o comportamento de uma pessoa que age em boa fé, com integridade, honestidade e retidão. Ex: Todos os seus colegas gostam dele, porque se comporta sempre com lisura.

Apesar disso, a lisura também pode não ser uma característica exclusiva de pessoas, podendo ser aplicada a outros processos e fenômenos, indicando a sua transparência. Ex: Um dos maiores problemas da nossa nação é que não existe lisura no processo eleitoral.

Os sinônimos de lisura dependem do sentido em que a palavra é aplicada. Quando a palavra é usada no sentido de uma coisa que é lisa ou plana os sinônimos podem ser: suavidade e maciez. Por outro lado, quando tem o sentido de alguma coisa que é digna ou honesta, os sinônimos podem ser:equidade, lealdade, etc..

Logo chega-se a conclusão que:
Os representantes do povo são tão lisos e macios que lisura é apenas um simples termo no dicionário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Voce é livre e responsável por seus comentários, todos serão publicados desde que devidamente assinados por seus autores, reservo-me o direito de excluir comentários com ofensas ou injúrias a quem quer que seja.
2. Devido a tantos comentários sem identificação, infelizmente somente publicaremos os comentários que atendam tais propósitos.
3. Ofereça seu ponto de vista, é muito importante.